Archive for November, 2009

Padrinhos da Escola da Furna preparam a III Gala

Sunday, November 29th, 2009

Os padrinhos da Escola da Furna estiveram mais uma vez, reunidos na residência de um dos membros (Deto), para prepararam mais uma gala, com objectivo único de angariar fundos para escola da Furna.
Segundo o seu Presidente, Didino Ramos, o encontro ora realizado, pressupunha realizar acções concretas, para preparação da III Gala da Escola da Furna. 20 de Março de 2010 é a data proposta e segundo Ramos “daqui a pouco as pessoas saberao mais informações, sobre os artistas e mais detalhes do espectáculo”.

padrinhos_escola_furna

FORMAÇÃO NO DOMÍNIO DO PROGRAMA IRI

Thursday, November 19th, 2009

Uma Técnica do Ministério da Educação e Ensino Superior, Sra. Yolanda Vitorina Ramos, esteve na Brava tendo ministrado, no dia 12/11/2009 – na Biblioteca do Liceu Eugénio Tavares, uma Acção de Formação destinada aos Professores do EBI no domínio do Programa IRI (Instrução Radiofónica Interactiva). O referido Programa tem já uma boa implantação na Ilha Brava, estando nele absorvido um total de vinte e cinco (25) turmas, quando, inicialmente, só contemplava oito (oito) turmas em todo o Território Nacional. É uma metodologia educativa de aprendizagem participativa por meio de programas cuidadosamente desenhados, que utiliza um meio de comunicação de massas – a rádio – para que a educação seja mais efectiva. É uma ferramenta educacional que tem a flexibilidade de adaptar sua metodologia às necessidades dos seus beneficiários (alunos, professores e população em geral) proporcionado uma interacção significativa entre o professor e os alunos da sala de aula, com os professores e alunos da rádio.
Os objectivos da IRI são:DIVERSIDADES 13.11.09 076 

Melhorar e elevar a qualidade do ensino básico através do uso da
rádio alcançando uma população escolar cada vez mais alargada;

Wednesday, November 18th, 2009

DIVERSIDADES 17.11.09 050

FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA

Wednesday, November 18th, 2009

Dois Professores do Instituto Pedagógico, os senhores Miguel Soares Santos e Albertino Antunes Martins, estiveram na Brava entre 13 e 16/11/2009 com o propósito de ministrar a 2ª Sessão Presencial de Formação na área de CIDADANIA (Educação para Valores e Cidadania) a cinquenta e três (53) Professores do EBI. Desta vez os temas abordados foram a “equidade social” e a “igualdade de género” e foi muito grande a participação e a motivação, quer dos formandos quer dos formadores. A 3ª e última Sessão Presencial deverá ocorrer em Dezembro deste ano e, findo o processo de formação, todos os Professores do EBI estarão habilitados a trabalhar com a CIDADANIA – “Educação para Valores e Cidadania”, disciplina já estatuída no Novo Programa de Organização Curricular. DIVERSIDADES 17.11.09 018

Jantar de trabalho

Tuesday, November 17th, 2009

jantar_amandio

Deto, Didino Ramos, Amandio Brito, familiares de Amandio, Lilicha, Nady, Carmen e Mulher de Deto

Para definição de nova filosofia de apoio, Padrinhos e Delegação do MEES de mãos dadas

Mesmo estando nos EUA em missão particular, o Delegado da Educação, Amandio Semedo, vai fazendo os seus contactos com os parceiros da educação na ilha Brava. Desta feita, a convite dos Padrinhos da Escola da Furna, esteve num jantar de trabalho, onde foram discutidos assuntos diversos.

Este encontro que decorreu num dos restaurantes em East Providence, contou com a presença, para alem do Delegado e Didino Ramos, Presidente da Organização, Padrinhos da Escola da Furna, as madrinhas, Nady, Carmen Vieira, Lilicha, Deto e sua esposa. Registou as ausências de Tei e Elsa Lima.

Para Didino Ramos, este encontro tinha como objectivo, levar o Delegado da Educação a conhecer melhor a organização e a filosofia que se quer implementar no relacionamento com a escola da Furna e não só. “Foi um encontro muito proveitoso, onde podemos apresentar as pessoas que compõem a Organizacao, mas também discutir com o responsável maximo da educação na ilha Brava, a melhor forma de ajudar as escolas da Brava. As necessidades, os anseios, os problemas e os desafios”, revelou Didino Ramos.

Já para o Delegado, este foi uma reunião de facto interessante, pois permitiu saber o que as pessoas pretendem fazer. “Apresentar do pouco tempo que eles tem disponível, querem mesmo assim fazer algo social, que vai ajudar e muito no desenvolvimento da educação na Brava”. Para este dirigente, foi um momento de muito partilha, partilha de ideais, informações diversas e de troca de experiências.

“Esta foi uma oportunidade para discutirmos a nova filosofia que se quer para as parcerias entre o publico e o privado”, rematou Brito.

O Delegado deixou saber que já teve encontros com outras organizações que apóiam a educação na Brava, nomeadamente Organização de Amigos da Escola de Mato Grande e brevemente terá encontros com a Madrinha da Escola do Lem e amigos da mesma escola.

Padrinhos e Delegado do MEES (Didino, Amandio, Lilicha ao fundo, Nady e Carmen Vieira)

Padrinhos da Escola da Furna e Delegado da Educacao num jantar de trabalho

jantar_amandio_1

PÓLO Nº IV DE NOSSA SENHORA DO MONTE ORGANIZA ATELIER DE PINTURA

Tuesday, November 17th, 2009

O Núcleo Pedagógico e a Comissão de Cultura do Pólo Nº IV de Nossa Senhora do Monte organizaram nos dias 13 e 14/11/2009, no âmbito do seu Plano de Acção traçado para o biénio 2008 – 2010, um Atelier de Pintura envolvendo vinte e seis (26) alunos, matriculados nos mais variados anos de escolaridade, das Escolas de Nossa Senhora do Monte (Escola Núcleo), Mato, Chã de Sousa e Palhal. O Pólo Nº IV cumpre assim o acordo assumido no 1º Atelier de Pintura realizado em Fajã d’ Água – Pensão “Sol na Baía” e dirigida pelo já muito conhecido artista plástico, Sr. José Andrade, aquando da derradeira visita do Sr. William Godard IV, um dos maiores parceiros /amigos das Escolas da Brava, efectuada ao Concelho para fazer a apresentação do seu último pacote de donativos, quanto à necessidade de introdução de inovações e mudanças de atitudes na abordagem dos objectivos e conteúdos determinados para a Área das Expressões. A orientação da actividade esteve a cargo do Professor Reinaldo Mendes (também promotor e organizador) coadjuvado por colegas de profissão, em representação das Escolas da área de jurisdição do Pólo – com alunos inscritos no Atelier. Estiveram também presentes o Sr. Delegado Substituto, Domingos Lopes, o Sr. Gestor Substituto do Pólo, Samuel da Conceição Santiago, e a Coordenadora de Expressão Plástica, Arminda Monteiro Cecílio. Estando de posse de um conjunto diversificado de materiais de pintura (tinta acrílica, guache, pincéis, rolos e bidés de pintura) a Equipa Pedagógica e o “Professor/Tutor” pretendem estender a experiência às outras Unidades Educativas que fazem parte da rede escolar concelhia.DIVERSIDADES 13.11.09 197DIVERSIDADES 13.11.09 224

Saturday, November 14th, 2009

DSC05898 CDSC05769 D

MEGA CAMPANHA DE LIMPEZA

Saturday, November 14th, 2009

Sexta-feira, 6 de Novembro/09, o Governo de Cabo Verde decretou Tolerância de Ponto Nacional, com vista a realização de uma Mega Campanha de Limpeza em todos os cantos do país.
Todos os serviços desconcentrados do Estado e até mesmo os privados pararam para responder o apelo do Governo.
Tudo por causa da epidemia do Dengue que ameaça espalhar a todas as ilhas de Cabo Verde.
A ilha Brava, foi um exemplo. Todos os munícipes envolveram de uma forma ou de outra na dita campanha. Foram removidos todos os lixos existentes em diversas comunidades e eliminados todos os possíveis focos de mosquitos (principal transmissor da doença).
A Furna, comunidade da ilha Brava mais afectada pela doença, respondeu de forma exemplar. Um dia em cheio de limpeza. Logo de manhãzinha, homens, mulheres e crianças juntos na luta contra o Dengue.
A Escola da Furna, não podia ficar de fora nessa luta e assumiu a limpeza dos arredores da escola, igreja e do acesso a Praia da Cadjitinha.
DSC05904 ADSC05880 B

Thursday, November 12th, 2009

DSC05879 Campanha B

ESCOLA DA FURNA NO COMBATE A DENGUE

Thursday, November 12th, 2009

A Dengue é uma doença que de repente invadiu a Cabo Verde com maior predominância na Ilha de Santiago.
Acabou por atingir a ilha Brava, mais concretamente a localidade da Furna, considerada como a porta de entrada e saída da ilha.
É uma doença que pode ser controlada com alguma naturalidade, desde que eliminam os focos de mosquitos o principal e o único veicula de transmissão da referida doença.
Como era de esperar, a Escola da Furna tomou a iniciativa de dar o primeiro pontapé de saída no combate aos mosquitos.
Os Professores e um grupo de jovens começaram por assaltar todas as casas velhas e abandonadas na procura de água estagnada e lixos.
Visitaram muitas casas, sobretudo das famílias mais vulneráveis.
Foi uma iniciativa louvável e reconhecida pelas autoridades locais.
DSC05873 Campanha A