Archive for January, 2010

Ex-integrantes de Cabo Verde Show na 3ª Gala dos Padrinhos da Escola de Furna

Saturday, January 30th, 2010

2

Pela terceira vez consecutiva, os padrinhos da Escola de Furna vão promover, nos EUA, a sua tradicional Gala para arrecadar fundos a fim de ajudar a instituição escolar bravense.

A grande novidade, deste ano, é que três dos integrantes do ex-conjunto musical Cabo Verde Show estarão juntos para, em 20 de Março no Reviera Inn, na cidade de East Providence, dar o abraço de solidariedade para com o estabelecimento de ensino da ilha Brava. São eles, René Cabral, Manú Lima e Gerard Mendes.

Os músicos de Cabo Verde Show serão acompanhados ademais por Klaúdio Ramos, Fill Base, Stevie e Diki Ano Nobo.

Didino Ramos, um dos oito padrinhos da Escola revelou ao Visaonews que o evento poderá contar com convidados de honra que viajarão de Cabo Verde, nomeadamente o presidente de Câmara, Camilo Gonçalves, o gestor da Escola de Furna, Reinaldo Martins, e o delegado da Educação, Amândio Brito.

O padrinho da Escola de Furna adiantou que, como resultado da festa do ano passado foi enviada, por intermédio do delegado de Educação, Amândio Brito, uma remessa em dinheiro para apoiar a escola.

O espaço da Gala deste ano tem capacidade para 250 lugares. Atendendo a limitação de lugar, Didino apela às pessoas interessadas e que não tenham recebido convites para entrar em contacto com ele, com antecedência, através do telefone (508) 801-4984.

No ano passado, além de René, que encerrou a festa, participaram a madrinha da Escola, Maria de Barros, que, desta vez não poderá estar presente por já ter compromissos agendados por essa altura em New Mexico.

Uma outra actuação distinguida no ano anterior foi a de Egído de Brito, um dos maiores violinistas cabo-verdianos, natural da ilha de São Nicolau.

Outras vozes marcantes foram da cantora latina Ampara, que não falava o crioulo mas interpretou conhecidas mornas de Eugénio Tavares. E ainda o cantor Victor “Tó de Jam Band”, prestes a lançar o seu álbum.

De notar que no fim-de-semana passado, por ocasião das festividades do dia do Município de São Vicente, foi homenageado Gerard Mendes pelo seus 40 anos de carreira musical.
Por Pedro Chantre de Visao News

ANIVERSARIO

Friday, January 29th, 2010

F Aniversario 1

Aluna do 1º Ano de Escolaridade na Escola da Furna, “Elisiani Francisca Veiga Rodrigues”, comemorou ontem dia 28 de Janeiro o seu 7º Aniversario.

A pequena Elisiani fez questão de cortar o seu bolo de aniversário junto dos colegas da turma, e na presença dos seus pais Bubacar Rodrigues/Elisa da Veiga e do seu professor João Olívio.

F Aniversario 2

Programa de reforco curricular

Tuesday, January 26th, 2010

Delegado do MEES, Coordenadores Pedagógicos, Gestores de Pólos educativos, professores, estiveram reunidos na tarde desta Terça Feira, na escola da Furna, para analisar o impacto do programa de reforço curricular, no ramo das línguas estrangeiras.

Recorda-se que a escola da Furna experimentou no ano lectivo anterior, sob a tutela do professor Moustapha Guye, aulas de inglês e Frances para alunos do ensino básico. Hoje, os lideres acima referidos quiseram esclarecer os meandros da introdução desta experiência, analisar e apreciar os procedimentos adoptados para implementação destas valências.

Os presentes quiseram ainda saber da gestão do horário, do grau de cumprimento do programa, da carga horária, tempo lectivo, modos de funcionamento, ferramentas de trabalho, desempenho e resultados dos alunos, bem como os custos advenientes.

A tudo isso, o Gestor Reinaldo Martins e o professora Moustapha puderam explicar, sem rodeios e com clareza. Normalmente as crianças, segundo o Gestor Reinaldo Martins, recebiam aulas no espaço das aulas de Educação Física, que eram leccionadas logo de manhazinha.

Houve envolvimento dos pais e encarregados da educação e ficou assente uma grande accao de patriotismo do professor Moustapha que leccionou gratuitamente durante o referido período.

Ficou a orientação de implementar esta experiência nos pólos I e IV, mas com as devidas cautelas. Para isso, segundo o Delegado, Amandio Brito, será criada um grupo de trabalho que fará os estudos e trará a luz as devidas conclusões.
Reuniao_furna

Reabilitação da escola Manuel R. Gomes

Sunday, January 24th, 2010

A reabilitação das escolas da ilha Brava tem sido preocupação da Delegação, dos professores e dos pais. Pinturas periódicas, pequenas reparações, etc, fazem parte destas actividades. Assim, a Direcção da escola Manuel Rodrigues Gomes, planificou e realizou no Sábado ultimo, a pintura de algumas salas da referida escola.
Presentes, pais e professores, puderam fazer um trabalho de caiação e pintura, aproveitando ainda para fazer pequenas limpezas ao redor. Para a Directora, Aurora Santos, poderiam ser feito mais trabalho, mas alguns pais e professores convidados não compareceram, pelo que esta previsto a continuação no dia 06 de Fevereiro.
Recorda-se que as escolas estão inscritas num concurso “melhor escola”, e por toda esta preocupação a volta de uma boa apresentação dos espaços educativos.

Professores_pintura

ESCOLA DA FURNA EM ACÇÃO

Saturday, January 16th, 2010

DSC06179 Pintura 1DSC06184 Pintura 2DSC06237 Pintura 3

Durante as ferias do 1º Trimestre do ano lectivo 2009/2010, professores, elementos das Comissões de Trabalhos e amigos da Escola da Furna, aproveitaram para fazer uma pintura geral nesta Escola. De regresso as aulas, alunos, professores, cozinheiras… receberam boas prendas: salas frescas e bem arrumadas assim como todo o espaço escolar.

De salientar que está a decorrer o concurso “Melhor Escola da ilha Brava” e todas as escolas do Concelho estão a concorrer e correr para alcançar o 1º prémio. A Escola da Furna não foge as regras, até porque é detentora do 1º prémio dos três últimos concursos realizados.

DSC06311 Pintura 1DSC06318 Pintura 5DSC06309 Pintura 6

DELEGADO DO MINISTERIO DA EDUCAÇÃO FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA DO DESEMPENHO DA ESCOLA DA FURNA NO 1º TRIMESTRE 2009-2010

Friday, January 15th, 2010

DSC06229 Monitorização

O Pólo Educativo esteve no dia 12.01.09, para fazer a monitorização do Plano Bienal de Actividades.

Marcou presença todas as estruturas do Pólo como sejam, Direcção do Pólo, Conselho do Pólo, Núcleo Pedagógicos e Comissões de trabalho do Pólo.

O encontro foi presidido por Sexa, o Sr. Delegado do MEES no concelho, Sr. Amândio Brito, que começou saudando efusivamente todos os presentes, explicando a importância e alcance desse acto no desenvolvimento, ou seja, gestão que se quer para as unidades educativas.

No entretanto o Sr. Gestor do Pólo, Reinaldo Martins, que moderou o encontro, fez o enquadramento da possibilidade de em cada etapa, ou seja, cada trimestre, fazer esta medição do percurso realizado, a fim de se orientar e afinar agulhas.

Foram analisadas itens por itens, todos os aspectos constantes do Plano e apresentadas todas as fontes de comprovação da realização das actividades.

Foi passado a pente fino a vertente financeira, havendo livros próprios de registo das receitas e despesas, bem como guias de entrega, em pasta própria. Da análise feita da gestão financeira, ficou patente, que o Pólo está muito bem organizado, com ênfase para as finanças do Pólo que foi além da previsão das receitas.

O Sr. Delegado fez questão de enfatizar, que os donativos recebidos, devem ser devidamente estimados em termos contabilísticos.

Já em termos de balanço, enalteceu o facto de o Pólo Educativo da Furna, estar muito bem organizado, em todos os aspectos, sendo portanto merecedor da classificação Muito Bom.

Em termos percentuais, as realizações foram de 92%, e dos 8% não realizados, pode-se dizer que metade são de factores externos.

Para terminar, disse que na verdade, da prazer ver um Pólo com uma excelente gestão, muito bem organizado, onde todos sectores funcionam, e bem, e muito unidos.

 

DSC06231 Monitorização B