Archive for February, 2010

III Gala para Escola da Furna-Brava

Wednesday, February 24th, 2010

final-logoIII Gala para escola da Furna, será no dia 20 de Março

A semelhança do ano anterior, os Padrinhos da Escola da Furna organiza mais uma Gala, a terceira, com objectivo único e tão somente para apoiar a escola da Furna.

A intenção do grupo é ter fundos suficientes para apoiar grandes projectos na escola da Furna, mas também nas outras escolas da ilha Brava. Ha um grande trabalho de apoio, mas também de seguimento, tendo em conta que a escola já recebeu visitas dos Padrinhos, nomeadamente, Didino Ramos e sua esposa, Tei, Deto, Lilicha e ultimamente Elsa Lima.

Assim, no dia 20 de Março, no Restaurante Reviera Inn, em 580 North Broadway, em East Providence, Rhode Island, acontece a terceira Gala dos Padrinhos da Escola da Furna.

Estarão presentes os artistas, antigos elementos pertencentes ao Grupo Cabo Verde Show, a saber, Rene Cabral, Manu Lima e Boy Ge Mendes, acompanhados por Claudio Ramos, Steve Rosa, Dicky Tavares e Phill Bass.

Para contacto: Elsa Lima (774-271-4638) Deto Vieira (401-573-9945) e Didino Ramos (508 8014984).

CARNAVAL 2010 NA ESCOLA DA FURNA

Tuesday, February 16th, 2010

Carnaval 1Carnaval 2Carnaval 3

PAZ, foi o tema escolhido pela Escola da Furna para abrilhantar as ruas desta localidade, no chamado Carnaval da Escola, que normalmente é festejado na véspera do Carnaval Oficial. Vestidas a rigor na sua maioria de branco trazendo um pombo também todo ele branco, simbolizando a PAZ, as crianças da Furna divertiram e fizeram divertir todo o pessoal da Comunidade que ocuparam as bermas das estradas para ouviram a voz das crianças apelando a PAZ no mundo.

Para realização do desfile, a Escola contou com a colaboração dos pais e amigos desde ensaios, confecção do andor, trajes, pintura/maquilhagem e na preparação do almoço.

Carnaval 4Carnaval 5Carnaval 6Carnaval 7

TARDE DE CHA NA ESCOLA DA FURNA

Sunday, February 14th, 2010

Cha1Cha 2Cha 3

Ontem Sábado, dia 13 de Fevereiro/2010, o Refeitório da Escola da Furna, ficou pequeno de mais, para receber todos os convidados que honraram o convite da Comissão da Cultura da referida Escola, para participar numa sensacional TARDE DE CHÃ. Uma actividade sem fins lucrativos mas também sem custos para Escola. Aos sons das músicas ao vivo, animado por dois jovens promissoras da ilha Brava, Djone de Maday e Rosa respectivamente, professores, pais e encarregados da educação e amigos da escola passaram uma tarde de muita boa convivência. A Comissão da Cultura da Escola da Furna foi parabenizada pelos presentes, não somente pela qualidade do lanche em si que foi excelente, mas por conseguir juntar numa única sala, pais jovens, pais menos jovens, avôs encarregados de educação, professores de diferentes níveis (Professores do Liceu, Professores do Ensino Básico e Monitoras de Infância) e pessoas de diferentes estratos Sociais. A festa continuou pela noite fora na Sala Coqueiro, com a realização de um baile popular isto para angariação de fundos para a Escola.

Parabéns Comissão de Cultura da Escola da Furna.

Cha 4Cha 5Cha 6

JANTAR CONVIVO NA ESCOLA DA FURNA

Sunday, February 7th, 2010

Jantar 1jantar 2

Depois de reunir com os Agentes Educativos da Escola da Furna, isto no dia 04 de Fevereiro, Elsa Lima, Madrinha desta Escola em representação dos Padrinhos da Escola da Furna, participou no Jantar Convívio realizado neste Polo Educativo, que contou também com a presença do Sr. Amândio Semedo Brito, Delegado do Ministério da Educação na ilha Brava.

O jantar estava muito animado aos sons de lindas musica, especialmente as da Maria de Barros, que também é madrinha da Escola.

Elsa Lima terminou a sua visita a Brava e viajou rumo a ilha do Fogo no Sábado dia 06 de Fevereiro.

Jantar 3Jantar 4

ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NAS ESCOLAS DO EBI

Friday, February 5th, 2010

EXPERIÊNCIA DA FURNA

No dia 26/01/2010, quando eram 15H30, a Escola da Furna foi palco de realização de um grande encontro de socialização de informações relativas à mais uma experiência bem sucedida no Sector da Educação no Concelho. Desta feita a experiência está relacionada com o Ensino de Línguas Estrangeiras (Francês e Inglês), um Projecto que a Escola da Furna abraçou como “desafio inovador” desde 2008/2009 contando, desde o seu início, com o entusiasmo dos seus alunos (matriculados na 3ª fase), com a cooperação dos seus Professores e Pais/Encarregados de Educação e, fundamentalmente, com o grande patriotismo do Professor Moustapha Guye, professor Senegalense exercendo funções docentes no Liceu Eugénio Tavares desde 2005/2006, que à Escola se desloca duas vezes por semana (todas as terças e sextas – feiras) para, voluntariamente, trabalhar com os alunos dos Professores Adalberto Martins e Eurides Teixeira, num total de vinte e um.
No referido encontro estiveram presentes os senhores Delegado do MEES e Coordenador Geral da Equipa Pedagógica, que o presidiram, o Gestor e os Professores da 3ª Fase do Pólo II da Furna, todos os Coordenadores Pedagógicos e os Gestores dos Pólos I e IV, estes dois últimos com o propósito de se inteirarem de todas as informações relativas ao funcionamento da experiência e, em consequência, calcularem as melhores estratégias para sua disseminação a nível da sua realidade sócio – educativa, segundo certificaram no encontro, ainda no decurso do presente Ano Lectivo.
Na verdade a experiência já comporta ganhos muito significativos sobre o processo ensino – aprendizagem dos alunos em causa, segundo análises feitas aos dados de avaliação dos alunos do Pólo absorvidos na experiência e matriculados no Liceu Eugénio Tavares – relacionados sobretudo com a disciplina de Francês, situação que se afigurou no encontro e depois de hora e meia de debate como o capital de todo o trabalho desenvolvido e condição básica para motivação dos Pólos mais dimensionados em termos de população estudantil, como sejam os casos do Pólo Nº I da Vila Nova Sintra e do Pólo Nº IV de Nossa Senhora do Monte, na sua disseminação.

ELSA LIMA VISITA A BRAVA

Thursday, February 4th, 2010

Elsa 1Elsa 2Elsa 3

Elsa Lima, Madrinha da Escola da Furna, chegou a Brava no dia 1 de Fevereiro.

Já no cais da Furna recebeu as boas vindas da Direcção da Escola.

A Madrinha fez questão de visitar a Ilha das Flores, para em loco ver a realidade da Escola da Furna e do Concelho da Brava no geral.

Logo a 1ª vista, a Madrinha encantou com a apresentação da Escola e o seu nível de organização.

Reuniu com os Agentes Educativos da Comunidade da Furna, para ouvir as suas preocupações e fez uma explanação generalizada sobre o trabalho que os padrinhos da Escola da Furna vêm realizando em prol desta Escola e aproveitou a oportunidade para distribuir materiais escolares, brinquedos e roupas aos alunos.

A Madrinha reuniu ainda com o Sr. Delegado do MEES “Sr. Amândio Semedo Brito”, para melhor conhecer o nível da Educação e perspectiva da ilha Brava, no que diz respeita a educação, ensino e aprendizagem.

Para amanhã dia 5 de Fevereiro, Elsa Lima pretende visitar a maioria das escolas da ilha.

Elsa 4Elsa 6Elsa 5

ESCOLA DA FURNA REALIZA ASSEMBLEIA

Monday, February 1st, 2010

Assembleia 1º Trim

Na sexta-feira passada dia 29, o Pólo Educativo nº II da Furna, esteve reunida em Assembleia com os pais e encarregados de educação dos alunos.

A mesma foi presidida, pelo Sr. Gestor Reinaldo Martins, contou ainda com a participação do Representante dos Pais e Encarregados da Educação, Sr. João Gomes Monteiro, e pelo corpo docente.

Da ordem dos trabalhos, constava os seguintes itens:

  1. Informação;
  2. Pontualidade/assiduidade;
  3. Introdução de Línguas estrangeira no Pólo;
  4. Carnaval;
  5. Balanço do 1º trimestre;
  6. Diversos;

a)    Tarde de chá.

O Gestor, deu informações alusivas a visita da madrinha da nossa escola Elsa Lima, que encontra-se em Cabo Verde de férias, proveniente dos EUA, e vem visitar a Brava pela 1ª vez com propósito de conhecer a nossa realidade, sendo ela de S. Antão.

De que a nossa escola recebeu da parte da Madrinha Elsa uma encomenda constituída por dois bidões com materiais diversos. Ainda na linha de ofertas, a bem pouco tempo os padrinhos residentes nos EUA, enviaram um cheque no valor de mil dólares, para ajudar no funcionamento do Pólo.

Informou ainda da mega-festa a realizar no mês Março nos EUA, promovido pelos padrinhos da nossa escola, com vista a angariação de fundos e ajudar na materialização de projectos estruturantes para o nosso Pólo. Para assistir e tomar parte na referida festa, está prevista uma delegação formada pelo Presidente da Câmara Municipal da Brava, delegado do Ministério de Educação, Gestor do Pólo, e outros.

Passou informação sobre o baile de angariação de fundos, pintura da escola que foi recentemente feita e do concurso melhor escola, e explicou os meandros desse concurso, em que a nossa escola, é ganhadora das três edições consecutivas, sendo portanto melhor escola da Brava.

A pontualidade e assiduidade mereceu uma chamada de atenção uma vez que os alunos vem chegando a escola, com algum atraso e esse facto vem causando algum constrangimento no cumprimento do horário. Explicou aos pais que os meninos podem sair de casa mais cedo, uma vez que, se oferece o pequeno-almoço na escola. Lembrou aos pais dos deveres e direitos das crianças.

O ensino de Línguas estrangeira, na nossa escola neste momento já não é uma realidade, uma vez que desde o ano lectivo transacto, foi efectivamente introduzida e com sucesso. Referir e enaltecer a boa vontade do professor de Francês Sr. Mustapha, que de forma voluntária vem colaborando com o Pólo nesta área. Ainda, informou aos presentes, que esta inovação pedagógica, trouxe a Furna uma equipa de responsáveis da educação no concelho, dirigida, pelo Sr. Delegado do MEES, para beberem da nossa experiência, e ver até que ponto, esta iniciativa poderá ser alargada a todas as escolas da Brava.

Foram apresentados as linhas gerais, para a comemoração de Carnaval na nossa Escola. A mesma está sendo preparada pela Comissão da Cultura.

Balanço em termos aproveitamento do 1º trimestre, é positiva situando a volta de 92%. Cada professor interveio, para fazer o ponto de situação da sua turma, tendo estes referir também aspectos com aproveitamento, com a pontualidade e assiduidade e essencialmente o comportamento dos alunos.

Nesse particular o Sr. Gestor, exortou os pais e encarregados de educação a estarem mais presentes na educação dos seus educando, porque na verdade, esse aspecto necessita de uma atenção mais cuidada. Há indícios claros de um défice de valores, pelo que os professores na escola desempenham o seu papel, mas os pais não podem ficar passivos a estas situações. 

 Para terminar a professora Emanuela informou que, no mês de Fevereiro mais concretamente dia 6, há uma tarde de chá, pelo que todos são convidados.

 

Assmb 1º Trimestre