Archive for May, 2011

JARDIM INFANTIL DA FURNA RECEBE MATERIAIS ESCOLARES

Wednesday, May 18th, 2011

jardim 1

Elsa Lima, madrinha da Escola da Furna oferece materiais escolares as crianças do Jardim Infantil. O donativo foi entregue por Sr. Reinaldo Martins, Gestor da Escola da Furna, que viu a alegria das crianças no momento da recepção.

As monitoras gostaram do gesto e agradeceram a doadora em nome dos pais e do Jardim da Furna.

jardim 2

FORMAÇÃO DE RENDAS E BORDADOS

Tuesday, May 17th, 2011

renda

Alunos da 3ª fase(5º e 6º Anos) da Escola da Furna estão a dar os primeiros passos na aprendizagem de rendas e bordados, uma arte com fortes tradições na ilha Brava. A iniciativa é das Comissões de Cultura de apoio a Cantina Escolar, liderada pela Sra. Adalgisa Ramos membro de uma das Comissões.

Esta é mais uma iniciativa dos Agentes Educativos da Furna e que de certo será uma mais valia para as crianças e a comunidade da Furna no geral.

renda 2

ESCOLA DA FURNA REALIZA ASSEMBLEIA DE PAIS

Monday, May 16th, 2011

Ass 1

A Escola da Furna reúne trimestralmente com os pais e encarregados da educação para apresentar e discutir os resultados dos trimestres nos vários domínios. È assim que no dia 13 do corrente mês de Maio, com a honrosa presença do Sr. Amândio Brito, Delegado do MED (Ministério da Educação e Desporto), a Escola reuniu com os pais e encarregados da educação dos alunos para de entre vários assuntos discutirem os seguintes pontos:

1- Informações;

2- Matricula para o ano lectivo 2011-2012;

3- Situação financeira do Polo;

4- Resultados de aprendizagens dos alunos.

No capítulo das informações, o Gestor do Polo, Reinaldo Martins, deu varias informações aos presentes com destaques para os mil (1000) dólares que a escola recebeu dos Padrinhos da Escola da Furna e o Programa Mundu Novu em que a Escola da Furna é uma das Escolas pilotos no país.

O Gestor em seu nome pessoal e em nome da Direcção da Escola, manifestou a sua satisfação pelo carinho e amizade dos padrinhos para com a Escola e pediu aos pais que de uma forma ou de outro agradecessem todos aqueles que colaboram com a educação dos seus filhos e em especial aos Padrinhos que são verdadeiros amigos das nossas crianças e não só.

No ponto dois foi feita uma abordagem sobre a matrícula para o ano lectivo 2011-2012 que está a decorrer desde o início do mês de Abril. Os pais foram chamados a colaborarem com um montante de 750.00 (setecentos e cinquenta escudos) para a melhoria da ementa alimentar dos seus educandos. Abriu-se uma pequena discussão e todos concordarem em pagar o montante solicitado, (pelo menos os que puderem pagar) uma vez que as receitas estão cada vez mais escassez nas escolas.

No ponto 3, o Sr. Aristides Baptista “Tesoureiro da Escola” fez a apresentação da situação financeira, o que não é de todo o mal uma vez que o saldo é positivo, ou seja até o final do mês de Abril a tesouraria da Escola tinha um montante de 79.030.00 (setenta e nove mil e trinta escudos).

O último ponto, o mais importante do encontro, como sempre trouxe muita discussão uma vez que tem tudo a ver com a aprendizagem dos alunos. Cada professor fez um retrato da sua turma e sempre com a interpelação dos pais e encarregados da educação. No universo de 87 (oitenta e sete alunos) 5 (cinco) estão na iminência de reprovação. Estes, os professores pediram aos pais que dessem mais atenção em casa de forma a minimizar as dificuldades e consequentemente as suas recuperações.

O Sr. Delegado usou da palavra para agradecer o convite a ele formulado e a presença dos pais encarregados da educação. Fez um grande elogio aos Padrinhos pela colaboração que tem dado a escola. Falou da nova Ministra da Educação e do encontro nacional sobre a cantina escolar a ser realizado na ilha Brava nos 7 e 8 de Junho/11, um acto inédito que vai contar com cerca de uma centena de diversas personalidades do país. Disse ainda que mais duas escolas da Brava já foram seleccionadas para serem escolas pilotos do Programa Mundu Novu, a semelhança da Escola da Furna e do Liceu Eugénio Tavares.

O Gestor encerou a assembleia agradecendo mais uma vez a presença do Sr. Delegado e especialmente dos pais encarregados da educação não só pela presença mas também pela forma como participaram no encontro.

Ass 2

ESCOLA DA FURNA COMEMORA O DIA DAS MÃES

Monday, May 9th, 2011

mãe 1mãe 2mãe 3mãe 5mãe 6

A Escola da Furna comemorou o Dia das mães no 2º domingo do mês de Maio, ao invés do 1º, por coincidir com o Dia Mundial dos Trabalhadores.

Com um programa muito divertido e com a participação massiva das mães e da comunidade da Furna, a noite do dia 7 de Maio foi abrilhantada com passagem de modelos, peças teatrais e danças como por exemplo batuque, cujas personagens foram as próprias mães.

No 2º dia deu-se a continuidade das actividades, conforme se pode observar no programa abaixo indicado.

O ponto alto da comemoração aconteceu a noite. Antes do lanche convívio, Carmen Helena (Cá di Roca) funcionaria da Escola e uma das promotoras do evento, usou da palavra para felicitar todas as mães do mundo, de Cabo-verde da Brava e da Furna em particular, pela forma espectacular como envolveram em todas as actividades realizadas.

   PROGRAMA DE ACTIVIDADES PARACOMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES

07/05/2011-19:h00

– Passagem de modelos;

Apresentação de uma peça teatral,

– Danças diversas.

 08/05/2011-14:h00

– Jogos de ringue

– Jogos sem fronteiras (Corrida de saco, corrida de velocidade, comer ovos, iogurtes e beber agua).

 19:h00: Lanche Convívio na escola.

mãe 7mãe 8mãe 9mãe 10

ESCOLA DA FURNA RECEBE CHECK DOS PADRINHOS

Wednesday, May 4th, 2011

Check 1

Os padrinhos da Escola da Furna, todos residentes nos Estados Unidos de América, enviaram um Check a esta Escola, no valor de $1.000 Dollars (mil dólares). Este é mais um gesto de carinho e solidariedade dos nossos emigrantes residentes neste país. De salientar que o Check foi entregue Ao Gestor do Pólo, pelo Sr. Bernardino Vieira Ramos, Presidente do grupo “PADRINHOS DA ESCOLA DA FURNA”. Os mil dólares vão dar um alívio financeiro a escola e contribuir para melhoria de funcionamento nos vários domínios. Os Padrinhos da Escola da Furna têm enviados apoios (financeiros e materiais) com frequência a esta escola. O Gestor do Pólo já apresentou o Check aos professores e o mesmo vai ser feito na próxima 6ª  feira aos pais e encarregados da educação dos alunos numa reunião já agendada.

A Direcção do Pólo aproveita esta oportunidade para agradecer aos Padrinhos e todos os emigrantes residentes nos Estados Unidos de América que de forma directa ou indirectamente contribuíram para este bonito gesto. 

Check 2