ESCOLA DA FURNA REALIZA ASSEMBLEIA DE PAIS

Ass 1

A Escola da Furna reúne trimestralmente com os pais e encarregados da educação para apresentar e discutir os resultados dos trimestres nos vários domínios. È assim que no dia 13 do corrente mês de Maio, com a honrosa presença do Sr. Amândio Brito, Delegado do MED (Ministério da Educação e Desporto), a Escola reuniu com os pais e encarregados da educação dos alunos para de entre vários assuntos discutirem os seguintes pontos:

1- Informações;

2- Matricula para o ano lectivo 2011-2012;

3- Situação financeira do Polo;

4- Resultados de aprendizagens dos alunos.

No capítulo das informações, o Gestor do Polo, Reinaldo Martins, deu varias informações aos presentes com destaques para os mil (1000) dólares que a escola recebeu dos Padrinhos da Escola da Furna e o Programa Mundu Novu em que a Escola da Furna é uma das Escolas pilotos no país.

O Gestor em seu nome pessoal e em nome da Direcção da Escola, manifestou a sua satisfação pelo carinho e amizade dos padrinhos para com a Escola e pediu aos pais que de uma forma ou de outro agradecessem todos aqueles que colaboram com a educação dos seus filhos e em especial aos Padrinhos que são verdadeiros amigos das nossas crianças e não só.

No ponto dois foi feita uma abordagem sobre a matrícula para o ano lectivo 2011-2012 que está a decorrer desde o início do mês de Abril. Os pais foram chamados a colaborarem com um montante de 750.00 (setecentos e cinquenta escudos) para a melhoria da ementa alimentar dos seus educandos. Abriu-se uma pequena discussão e todos concordarem em pagar o montante solicitado, (pelo menos os que puderem pagar) uma vez que as receitas estão cada vez mais escassez nas escolas.

No ponto 3, o Sr. Aristides Baptista “Tesoureiro da Escola” fez a apresentação da situação financeira, o que não é de todo o mal uma vez que o saldo é positivo, ou seja até o final do mês de Abril a tesouraria da Escola tinha um montante de 79.030.00 (setenta e nove mil e trinta escudos).

O último ponto, o mais importante do encontro, como sempre trouxe muita discussão uma vez que tem tudo a ver com a aprendizagem dos alunos. Cada professor fez um retrato da sua turma e sempre com a interpelação dos pais e encarregados da educação. No universo de 87 (oitenta e sete alunos) 5 (cinco) estão na iminência de reprovação. Estes, os professores pediram aos pais que dessem mais atenção em casa de forma a minimizar as dificuldades e consequentemente as suas recuperações.

O Sr. Delegado usou da palavra para agradecer o convite a ele formulado e a presença dos pais encarregados da educação. Fez um grande elogio aos Padrinhos pela colaboração que tem dado a escola. Falou da nova Ministra da Educação e do encontro nacional sobre a cantina escolar a ser realizado na ilha Brava nos 7 e 8 de Junho/11, um acto inédito que vai contar com cerca de uma centena de diversas personalidades do país. Disse ainda que mais duas escolas da Brava já foram seleccionadas para serem escolas pilotos do Programa Mundu Novu, a semelhança da Escola da Furna e do Liceu Eugénio Tavares.

O Gestor encerou a assembleia agradecendo mais uma vez a presença do Sr. Delegado e especialmente dos pais encarregados da educação não só pela presença mas também pela forma como participaram no encontro.

Ass 2

Leave a Reply